-Disponibilizamos a você uma lista de livros que contém dicas sobre como formar a sua redação e alguns podem estimular o seu pensamento crítico.
LIVROS QUE AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DE SUA REDAÇÃO :
TÍTULO: Redação Infalível (Especial ENEM );
AUTOR(A): Débora Aladim;
EDITORA: Objetiva;
PROPÓSITO: Possui macetes que irão permitir ao aluno uma boa construção de redação do ENEM. . A autora utiliza linguagem de entendimento fácil e ágil, aborda também assuntos como motivação e organização de estudos . Uma ferramenta poderosa para você que quer realizar uma ótima prova.
TÍTULO: Redação Modelo Enem;
AUTOR(A): Hermeson Veras;
EDITORA: De Veras;
PROPÓSITO: O que dizer de um livro que busca ensinar a escrever ?Não já sabemos como lidar com as codificações escritas?
O problema é justamente acreditar que escrever possa ser um ato divinal, decorrente de algo a se confundir com inspiração ou com iluminação do além.Não é nada disso ! Redigir um bom texto requer saber lidar com as técnicas necessárias para chegar-se a um escopo textual que identifique um redator maturado e consciente do mundo em que o cerca.
Com o tento de aprimorar os recursos redacionais dos vestibulandos , o livro do professor Hermeson Veras , de larga experiência na cadeira de Produção Textual, irrompe como um bálsamo àqueles que , por razões diversas , enxergam a elaboração do texto como um bicho de setecentas cabeças.
Utilizando-se de uma linguagem absolutamente didática ,primando pela clareza e pelo detalhismo , o professor Hermeson Veras praticamente se materializa diante do leitor de seu livro para indicar , como excelente professora que é , o passo a passo imprescindível para a construção de um arcabouço textual irretocável.
Explanar os critérios de correção com maestria ,desvendar os trâmites coesivos essenciais à textualidade , expor as minúcias das partes que compõem o todo textual , comentar com exatidão os temas de todas as edições do ENEM , tudo isso prova que este não é apenas mais um livro de Redação. Na verdade , estamos diante de uma aula de produção de texto com esquemas didáticos , modelos redacionais , quadros interativos e informativos , enfim , uma série de ardis que dos quais somente um professor com tamanha habilidade no trato de sua faina poderia lançar mão. É ,portanto , uma obra que nos convida à reflexão sobre como e por que escrevemos , presenteando o vestibulando com formas várias de argumentar e pensar criticamente sobre as coisas do mundo .
Resta-me desejar uma boa leitura a todos que tiverem o privilégio de folhear as páginas dessa obra . Devo , por certo ,parabenizar o autor pelo arrojo na confecção de seu livro . No mais , preciso urgentemente , adquirir meu exemplar ,que nunca é demais aprender , sobretudo quando aprendemos com grandes mestres . Sem qualquer esboço de dúvida , o professor Hermeson Veras é um desses .
Professor Sinval Farias
TÍTULO: Mande bem na redação do ENEM;
AUTOR(A): Juarez Nogueira;
EDITORA: Artigo A;
PROPÓSITO: Vai fazer o Enem? Tem uma redação no caminho! Por isso, muita gente busca fórmulas "prontas" para fazer a redação na hora do Enem. Os resultados decepcionam: textos muito previsíveis e notas baixas, muito baixas para milhões de redações avaliadas a cada exame. Então, se você acha que basta o conceito de introdução, desenvolvimento e conclusão, que uma contextualizaçãozinha aqui, uma citaçãozinha filosófica ali, usada como "frase matadora" ao final são suficientes para fazer a "mágica", enganou-se! Agora, se procura um diferencial, este livro pode ajudar. Ele explora um ponto frágil observado nas redações do Enem: a proposta de intervenção para o problema abordado. Além disso, orienta como fazer dessa proposta mais do que uma estratégia textual, mas um roteiro seguro para uma redação nota 1000.
TÍTULO: Como escrever bem para o ENEM ( roteiro para uma redação nota 1.000);
AUTOR(A): Arlete Salvador ;
EDITORA: Contexto;
PROPÓSITO: Produzir uma redação correta não basta. É preciso escrever de forma adequada, apresentar bem os argumentos e caprichar na coerência para conseguir uma boa pontuação no Enem. É o que esperam fazer os milhões de estudantes que prestam o exame todos os anos. Além de responder às questões de múltipla escolha, os alunos encaram a temida redação. Poucos, porém, conseguem a almejada nota máxima. Arlete Salvador mostra que por trás do complicado nome “dissertação argumentativa” – exigida na prova – há um caminho possível de se percorrer pelos alunos para alcançar a sonhada redação nota 1.000.
TÍTULO: SUPERDICAS -Para escrever uma redação nota 1.000 no ENEM;
AUTOR(A): Reinaldo Polito e Rachel Polito;
EDITORA: Benvirá;
PROPÓSITO: A redação do Enem é uma das etapas mais temidas na vida do estudante de ensino médio, e conseguir tirar nota 1.000 é o grande desejo de muitos deles. Mas o que exatamente é preciso aprender para alcançar a nota máxima? Há algum passo a passo que o aluno deve seguir? Sim – e é isso que Reinaldo e Rachel Polito oferecem nesta obra.
Dois dos maiores especialistas brasileiros no ensino da comunicação escrita e falada, os autores dão uma série de dicas práticas e objetivas para que o aluno consiga
desenvolver bem cada uma das cinco competências avaliadas pelos examinadores (domínio da escrita formal da língua, compreensão da proposta da redação, coerência na argumentação, texto bem estruturado e criação de uma solução para o problema levantado).
Se você seguir de maneira atenta todas as orientações dadas aqui, certamente estará pronto para fazer uma redação de excelente qualidade sobre qualquer tema.
FONTE:https://books.google.com.br/books/about/SUPERDICAS_PARA_ESCREVER_UMA_REDA%C3%87%C3%83O_N.html?id=37hiDwAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
LIVROS QUE AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DE SEU
PENSAMENTO CRÍTICO :
TÍTULO: A Revolução dos Bichos;
AUTOR(A): George Orwell;
EDITORA:Companhia das letras;
PROPÓSITO: Através de uma fábula, de simples compreensão, você desenvolverá o senso crítico em relação ao regime socialista. Isso pode lhe ajudar com citações e alusões dependendo do tema da redação. A Revolução dos Bichos, de George Orwell, apresenta uma série de metáforas que remetem ao período histórico em que a obra foi escrita. Além de remeter ao egoísmo, autoritarismo, corrupção que há em relações humanas, sejam elas políticas ou sociais, e a manipulação de informações.
FONTE:https://relicariodepapel.wordpress.com/2016/08/21/8-livros-que-vao-te-ajudar-a-tirar-nota-1000-na-redacao-do-enem/
TÍTULO: 1808 ( Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’);
AUTOR(A): Laurentino Gomes;
EDITORA: GloboLivros;
PROPÓSITO: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’ é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.
FONTE:https://relicariodepapel.wordpress.com/2016/08/21/8-livros-que-vao-te-ajudar-a-tirar-nota-1000-na-redacao-do-enem/
TÍTULO: 1822 ( Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D.Pedro a criar o Brasil – um pais que tinha tudo para dar errado. );
AUTOR(A): Laurentino Gomes;
EDITORA: GloboLivros;
PROPÓSITO:compreender melhor a história do Brasil;
FONTE:https://relicariodepapel.wordpress.com/2016/08/21/8-livros-que-vao-te-ajudar-a-tirar-nota-1000-na-redacao-do-enem/
TÍTULO: 1889 ( Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil . );
AUTOR(A): Laurentino Gomes;
EDITORA: GloboLivros;
PROPÓSITO:compreender melhor a história do Brasil;
FONTE:https://relicariodepapel.wordpress.com/2016/08/21/8-livros-que-vao-te-ajudar-a-tirar-nota-1000-na-redacao-do-enem/
TÍTULO: 1984;
AUTOR(A): George Orwell;
EDITORA: Companhia das Letras;
PROPÓSITO:No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. De fato, 1984 é uma metáfora sobre o poder e atuação dos regimes comunistas. Assim como “A Revolução dos Bichos” o livro te ajudará a falar sobre a sociedade como um todo, criticando regimes totalitários, a falta de liberdade de expressão do indivíduo, manipulação e o poder da mídia, invasão de privacidade, tortura, etc…
TÍTULO: Eu sou Malala;
AUTOR(A): Malala Yousafzai e Christina Lamb;
EDITORA: Companhia das letras;
PROPÓSITO:O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente.
Eu sou Malala pode ser um livro muito útil quando falamos dos temas relacionados à educação, direito das mulheres e terrorismo.
FONTE:https://relicariodepapel.wordpress.com/2016/08/21/8-livros-que-vao-te-ajudar-a-tirar-nota-1000-na-redacao-do-enem/
TÍTULO: Amor Líquido;
AUTOR(A): Zygmunt Bauman;
EDITORA: ZAHAR;
PROPÓSITO:Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta: não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a nossa capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada. Como exemplo, o autor examina a crise na atual política imigratória de diversos países da União Europeia e a forma como a sociedade tende a creditar seus medos, sempre crescentes, a estrangeiros e refugiados.
Com sua usual percepção fina e apurada, Bauman busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos - figura central dos tempos modernos - se conecta.
FONTE:https://zahar.com.br/livro/amor-liquido
AUTOR(A): Eduardo Galeano;
EDITORA: L&PM POCKET;
PROPÓSITO:O Livro As Veias Abertas da América Latina, é uma visão da América Latina, uma visão econômica do lado de quem perdeu a guerra. A idéia principal do livro de Eduardo Galeano trata da eterna exploração sofrida pela América Latina e está estruturada em duas partes, “A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra” e “O desenvolvimento é uma viagem com mais náufragos do que navegadores, num total de cinco capítulos.
FONTE: https://www.monografias.com/pt/docs/As-veias-abertas-da-america-latina-F3FKVPGX7X
AUTOR(A): Manuela Carneiro da Cunha e Pedro de Niemeyer Cesarino ;
EDITORA: unesp;
PROPÓSITO:“Há políticas culturais para os índios e há políticas culturais dos índios. Não são a mesma coisa.” O presente livro reúne dezenove ensaios que procuram distinguir e debater as políticas culturais feitas para os índios, as feitas pelos índios e aquelas que de alguma maneira os envolvem.
São observadas não apenas tais políticas, mas também seus pontos de cruzamento e seus efeitos conjugados.
FONTE: https://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539306176,politicas-culturais-e-povos-indigenas
AUTOR(A): Carolina Giannoni Camargo;
EDITORA: ALL PRINT;
PROPÓSITO:É um livro prático e muito interessante. Permite aos pais e aos professores conhecerem o que é o bullying, como identificar vítimas e agressores e como ajudar os envolvidos nesta violência. Traz ainda uma reflexão sobre a educação dos nossos filhos ou alunos diante ao complexo mundo em que vivemos e também sobre o nosso papel, como educadores, na diminuição dos casos de bullying.
FONTE:https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/psicologia/brincadeiras-que-fazem-chorar-2820507
AUTOR(A): Marcos Bagno;
EDITORA: Contexto;
PROPÓSITO:Nossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas linguísticas dentro do universo da língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação linguística diferente, tratando muitas vezes os alunos como "deficientes linguísticos". Marcos Bagno argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no português não-padrão tem uma explicação lógica, científica (linguística, histórica, sociológica, psicológica). Para explicar essa problemática, o autor reúne então n' A LÍNGUA DE EULÁLIA as universitárias Vera, Sílvia e a esperta Emília, que vão passar as férias na chácara da professora Irene. Sempre muito dedicada, Irene se reúne todos os dias com as três professoras do curso primário, transformando suas férias numa espécie de atualização pedagógica, em que as "alunas" reciclam seus conhecimentos linguísticos. Mais do que isso, Irene acaba criando um apoio para que as "meninas" passem a encarar de uma nova maneira as variedades não-padrão da língua portuguesa. A novela flui em diálogos deliciosamente informativos. A LÍNGUA DE EULÁLIA trata a sociolinguística como ela deve ser tratada: com seriedade, mas sem sisudez.
FONTE:https://editoracontexto.com.br/lingua-de-eulalia-a.html